quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Terceira idade recebe diplomas do DF Digital

29/10/2010

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) promoveu nesta quarta-feira (27) mais uma formatura do programa Geração III, curso de informática adaptado à terceira idade. A iniciativa vem mudando a realidade de vários idosos que buscam aprendizado, motivação e alegria.
Nesta tarde, foram entregues, no auditório do Museu Nacional, 315 certificados de alunos das Regiões Administrativas de Ceilândia, Cruzeiro, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Taguatinga, Guará II, Samambaia, Sobradinho, Recanto das Emas, Lúcio Costa, São Sebastião e Gama.

Incentivada pelo marido, Marly Daniel de Sabóia, 70 anos, aluna do pólo de Sobradinho, acabou se rendendo à curiosidade em fazer o curso. No primeiro momento, ela conta que teve que superar as dificuldades em usar o computador e todas as ferramentas. “Com o curso, acredito que tenho mais qualidade de vida e motivação. Até a minha auto-estima melhorou. Com o tempo, os problemas vão diminuindo e vai ficando cada vez mais prazeroso aprender”, conta.

Para Marly, o mais complicado foi dominar o e-mail.  “Meus filhos me incentivaram para eu aprender a trocar e-mails. Agora tenho mais um meio de comunicação para conversar com eles”. Marly conta que as amizades que fez durante o curso também foram muito importantes e afirma que quer continuar aprendendo. “Meus amigos de turma fizeram uma camiseta para receber os certificados. A frase ‘Inclusão digital não tem idade’ foi escolhida para estampar, porque resume o que sentimos”, afirma.

Criado em 2007, o DF Digital é promovido pela SECT, em parceria com a Fundação Gonçalves Lêdo (FGL). O subsecretário da SECT, Sílvio Sakata, diz que os cursos oferecidos pelo programa visam principalmente à qualificação profissional. “Queremos que todos tenham acesso à internet e que saibam usar os programas do computador”, explica. “Dessa forma terão mais facilidade na inserção no mercado de trabalho.”

O DF Digital oferece mais de 50 cursos. No total, são 102 pólos espalhados pelo Distrito Federal, com o intuito de oferecer gratuitamente cursos de qualificação profissional, informática e internet.  O Governo do Distrito Federal (GDF) tem trabalhado em parceria com a SECT para a ampliação do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário