sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Idosos solitários sofrem mais de depressão

Tratar a pessoa idosa apenas como mais um "enfeite de sala", só lhe dirigindo a palavra quando é estritamente necessário.
Excluir o idoso dos seus planos para férias e passeios. Deixa-los sozinhos em casa quando o restante da família é convida para algum jantar ou confraternização, argumentando que eles não irão se sentir bem no local.
Infelizmente, essas atitudes ainda são comuns na vida das famílias brasileiras, que, frequentemente, nem percebem o mal que estão fazendo aos vovôs e vovós, ao isolá-los, deixando-os à margem do convívio social e familiar.

A tendência de algumas famílias, muitas vezes inadvertidamente, é reduzir a atividade social dos idosos, que fica restrito a fazer ou receber visitas de parentes da mesma faixa etária, além de marcar presença em velórios e visitas a algum conhecido com problemas de saúde. De acordo com o especialista em clínica médica Abrão José Cury Júnior, essas atitudes acabam rebaixando a autoestima dos "velhinhos", que ficam mais tristes e solitários, acabando por se desinteressar pelo convívio social.
Na avaliação do médico, em muitos casos, a família acaba contribuindo sobremaneira para tal situação ao isolar o idoso, acentuando sintomas de depressão.

Veja mais sobre essa reportagem no link:

Veja também neste link: Sintomas de depressão em idosos (Cognitivos e Neurovegetativos)

2 comentários:

  1. Empresa especializada em turismo para 3º idade. Conhecer a Itália e Toscana de forma confortável, segura e agradável, com suporte de motorista e guia 24 horas dando todo suporte necessário para que nosso grupo se sinta em casa. Conheça mais nossa roteiros.
    www.mrpersonaltour.com.br
    OBS.: Só trabalhamos com grupos pequenos.

    ResponderExcluir
  2. Qual seu email? Gostaria de enviar-lhe material sobre a terceira idade para vossa avaliação

    ResponderExcluir